sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vestimenta na Umbanda


Dentre os princípios da Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso de vestimenta branca. Em 16 de novembro de 1908, data da anunciação da Umbanda no plano físico e também ocasião em que foi fundado o primeiro templo de Umbanda, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o espirito Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade anunciadora da nova religião, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentre outas coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas.
No decorrer de toda a história da humanidade, a cor branca aparece como um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados.
Sabemos que na atual sociedade, com valores deturpados ou invertidos, é comum as pessoas avaliarem umas as outras, não pelo grau de espiritualidade, moral, caráter e boas ações, mas sim pelo que se apresenta a nível de posses. Dentro deste contexto, é corriqueiro, embora extremamente falho, varorizar ou conceituar os habitantes deste planeta tendo como base a apresentação pessoal externa do indivíduo, ao invés de se atentar para qualificativos internos.
Assim, quem adentra por um terreiro na esperança de cura ou melhora de seus problemas, jamais terá a possibilidade de identificar no corpo mediúnico, todos com trajes iguais, eventuais ou supostas diferenças intelectuais, culturais e sociais.
Não terá a oportunidade de saber se por trás daquela roupa sacerdotal encontra-se um rico empresário, um camelô, ou uma empregada doméstica.
As vestes na Umbanda são geralmente brancas, sempre muito limpas, já que este é um dos motivos pelo qual se troca de roupa para os trabalhos.
O branco é de caráter refletor, já que é a somatória de todas as cores e funciona, aliado a outras coisas, como uma espécie de escudo contra certos choques menores de energias negativas que são dirigidas ao médium. Serve, também, para identificar os médiuns dentro de uma casa de trabalhos muito grande
As roupas devem ser conservadas limpas, bem cuidadas, assim como as guias (fios de contas), não se admitindo que um médium, após seus trabalhos, deixe suas roupas e guias no Terreiro, esquecidas. Quando a roupa fica velha, estragada, jamais o médium deverá dar ou jogar fora. Ela dever ser despachada, pois trata-se de um instrumento de trabalho do médium.
O uso de jóias durante os trabalhos não tem justificativa espiritual, além de poderem causar pequenos e indesejáveis acidentes. As entidades também condenam a aplicação de pintura nos olhos, lábios e unhas. Os espiitos recomendam o não uso de perfumes nos trabalhos espirituais, principalmente por ser um elemento usado em magia por algumas linhas espirituais, como ciganas e pombas-gira.
Na nossa casa os homens e mulheres usam calças e camisetas brancas ou túnica, esta dev erão ter o comprimento com pelo menos um palmo acima do joelho e uma faixa na cintura da cor do seu Orixá. Em casos de camisetas curtas é necessário o uso de um jaléco comprido. Pois em alguns casos de incorporação onde o médium se curva, a camiseta pode subir e o corpo ficar exposto. Tudo dever ser simples, com conforto e praticidade. Lembre-se que os Guias Espirituais são humildes, portanto despovidos de vaidade.
Em alguns casos, os guias podem solicitar algumas peça de roupa para usar durante o trabalho. Podem ser:
·         Preto velhos: toalhas, batas, saia, calça, etc.
·         Exus: lenços, chapéus, jóias, capas, etc.
·         Caboclos: cocares, faixas, penas, tiras de couro, etc.
·         Crianças: bonés, roupas, laços, toalhas, etc.
Estas peças de roupa serão autorizadas pelos dirigentes ou pelos guias chefes da casa.
Os pés descaços são porque, o solo, chão, representa a morada dos ancestrais e quando estamos descalços tocando com os pés no chão, estamos tento um contato com estes antepassados
Nós costumamos tirar os calçados em respeito ao solo do terreiro, pois seria como se estivéssemos trazendo sujeira da rua para dentro de nossas casas.
É também uma forma de representar a humildade e simplicidade do Rito Umbandista.
Além disso, nós atuamos como para-raios naturais, e ao recebermos qualquer energia mais forte, automaticamente ela se dissipa no solo. É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule e leve determinadas energias consigo.
Em alguns terreiros são permitidos usar calçados com o solado de corda (alpargatas) estes deverão ser usados somente dentro do terrerio.
REFERÊNCIAS



Por que o uniforme ser branco?  Disponível em: < http://cabocla-jurema.webnode.com.br/curiosidades/porque-do-uniforme-ser-branco/ > Acesso em 22 jan 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário