terça-feira, 21 de maio de 2013

Boiadeiro

                                                                               

Salve todos os Boiadeiros

Chetúa Bumba chetá meu boi, Chetúa.
Salve Nosso Senhor Jesus cristo
Salve Nossa Senhora da Guia.
Salve boiadeiro João estradeiro.       
                           Os Boiadeiros, de um modo geral, utilizam chapéus de vaqueiros, laços de corda e chicotes de couro, são ágeis e costumam chegar aos terreiros com sua mão direita levantada, girando, como se estivesse laçando, esbravejando a inconfundível toada "êeeee boi" como se ainda estivessem tocando seu rebanho.
Estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos na Umbanda.
Os Boiadeiros são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, "o caboclo sertanejo". São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola. O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro etc.
Os Boiadeiros representam a própria essência da mistura do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé.
Ao amanhecer o dia, o Boiadeiro arrumava seu cavalo e levava seu gado para o pasto, somente voltava com o cair da tarde, trazendo o gado de volta para o curral. Nas caminhadas tocava seu berrante.
Dá mesma maneira que o Preto-Velho representa a humildade, os Boiadeiros representam a força de vontade, a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com uma força e fé muito grande.
Segundo alguns estudiosos os Boiadeiros vêm dentro da linha de Oxossi. Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada quando encarnados. Levam cada um (espírito) para seu destino, e trazem os que se desgarram (obsessores, quiumbas, etc.) de volta ao caminho do bem.

                                    Oração de Boiadeiro
 Chetúa.
Meu amigo Boiadeiro!
Tu que guia teu gado pelas porteiras dos caminhos de Ogum, que passa por rios,
sob Sol e chuva com seu berrante a anunciar tu chegada, com teu chicote em punho,
hábil com o laço e não deixa demanda criar ajuda-me nesta hora, abra as porteiras de meus caminhos,
traga no teu laço aqueles que me querem mal, que na sua chibata haja justiça de minha causa.
Que eu encontre em meus caminhos a solução pros meus pedidos...


                                                                                                         Por:  Pai Robson

Nenhum comentário:

Postar um comentário